Pesquisar este blog

domingo, 1 de abril de 2012

DOMINGO DE RAMOS

O DOMINGO DE RAMOS É UMA FESTA CRISTÃ QUE É COMEMORADA UM DOMINGO ANTES DA PÁSCOA. A FESTA COMEMORA A ENTRADA DE JESUS A JERUSALÉM MENCIONADAS NOS 4 EVANGELHOS BÍBLICOS. O DOMINGO DE RAMOS É CONHECIDO PELA DISTRIBUIÇÃO DE FOLHAS DE PALMEIRAS AOS FIÉIS. NOS LUGARES ONDE NÃO POSSUI PALMEIRAS SÃO USADOS RAMOS DE OUTRAS ÁRVORES.

De acordo com eles, Jesus chegou montado em um jumento em Jerusalém e o povo, festivo, lançou seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.

NO OCIDENTE: A celebração do Domingo de Ramos começa em uma capela ou igreja afastada de onde será rezada a Missa. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja principal ou matriz.

NO ORIENTE: Na Igreja Ortodoxa, o Domingo de Ramos é geralmente chamado de "Entrada do Senhor em Jerusalém" e é uma das Doze Grandes Festas do ano litúrgico, além de marcar o início da Semana Santa. O dia anterior é conhecido como Sábado de Lázaro e comemora a ressurreição de Lázaro. Ao contrário do ocidente, o Domingo de Ramos não é considerado como parte da Quaresma, com a chamada Grande Quaresma ortodoxa terminando na sexta anterior. O Sábado de Lázaro, Domingo de Ramos e a Semana Santa são considerados como um período separado de jejuns. No sábado, os fiéis geralmente preparam as folhas de palmeira trançando-as na forma de cruzes antes da procissão no domingo. A decoração das igrejas e as vestimentas dos sacerdotes são alteradas para uma cor festiva - dourado na tradição grega e verde nas eslavas. O Troparion da festa indica que a ressurreição de Lázaro é uma versão anterior da ressurreição do próprio Jesus.

FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário