Pesquisar este blog

sábado, 24 de dezembro de 2016

Reflexões Bíblicas por Thiago de Morais - O dia do nascimento de Jesus.

Como as Igrejas Cristãs, celebram, neste período, o Natal, a reflexão bíblica de hoje será sobre o dia do nascimento de Jesus, um tema polêmico. Vamos refletir o que dizem os evangelhos bíblicos sobre o assunto. 
Para isso, sugiro que antes da reflexão, leiam as seguintes leituras dos evangelhos:

Mt 1, 18 a 2, 12
Lc 2, 1-20

Segundo o Evangelho de Mateus, Jesus nasceu em Belém, na Judeia. O Evangelho de Lucas confirma esse local do nascimento. 
O Evangelho de Lucas diz que Jesus foi colocado numa manjedoura*, pois não havia lugar para eles dentro da casa (Jesus nasceu na humildade). E diz mais: "Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite." Isso mostra que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, como é comemorado. No hemisfério sul, 25 de dezembro é verão, mas no hemisfério norte, é inverno. Ou seja, jamais o rebanho sobreviveria a noite, num campo, num inverno rigoroso como é no hemisfério norte.
Então, por que os cristãos comemoram o Natal em 25 de dezembro?
Porque foi a data escolhida pelos governantes do Império Romano. 
Em nenhum local do Novo Testamento você vai encontrar que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro.

Os Evangelhos de Marcos e de João não relatam o nascimento de Jesus, mas se você ler atentamente, vai verificar que ambos dizem que Jesus nasceu em Nazaré e não em Belém, como dizem Lucas e Mateus.

Vale lembrar que todas essas colocações, não tiram o verdadeiro significado do Natal do Senhor.

_______________
* MANJEDOURA: Cocho; tabuleiro em que se coloca, num estábulo ou estrebaria, comida para animais, geralmente para os cavalos, vacas etc. 

Perguntas para reflexão:
 - O que é o Natal pra você?
 - Por que será que o governo romano, na época, mudou a data do nascimento de Cristo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário